INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL FACULDADE DO CENTRO OESTE PAULISTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM PSICANÁLISE
COM ÊNFASE NOS FUNDAMENTOS TEÓRICO E CLÍNICOS

1. Apresentação

Instituto Nebulosa Marginal, no uso das suas atribuições, vem a público instituir o Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicanálise com ênfase nos Fundamentos Teóricos e Clínicos, para a primeira turma do primeiro semestre de 2026.

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu foi desenvolvido a partir da chancelaria entre o Instituto Nebulosa Marginal e a Faculdade do Centro Oeste Paulista, através da Resolução DIRGE/FACOP N. 152/2025 e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 14 de outubro de 2025. Para acessar a regulamentação do curso no Portal do Ministério da Educação – E-mec, clique no link a seguir: REGULAMENTAÇÃO DO MEC.

O curso foi desenvolvido para aqueles (as) que desejam estudar a psicanálise em sua interface com outros saberes: filosofia, psiquiatria, psicopatologia, literatura e as discussões ao longo do último século pelas mais variáveis correntes e leituras da psicanálise.

Serão contemplados neste programa aqueles que desejam conhecer e/ou se aprofundar em textos psicanalíticos que dialogam com a cultura, a política e a arte, como também aqueles que desejam se aprofundar com o manejo na clínica a partir de discussões sobre casos clínicos e o aprofundamento teórico de transtornos psíquicos: depressão, TDAH, transtornos alimentares, autismo, psicose, pacientes limites (borderline), dentre outros.

O curso se destina a fornecer conhecimento teórico em nível de especialização, para pessoas graduadas em qualquer curso de Ensino Superior devidamente regulamentado por Instituição de Ensino Superior (IES) e devidamente certificado e reconhecido pelo Ministério da Educação no Brasil (MEC).

2. Objetivos Gerais

Apresentar a Psicanálise enquanto uma teoria e uma prática clínica de escuta, acolhimento, tratamento e “cura” do sujeito; e ampliar o conhecimento teórico e clínico dos estudos da psicanálise e consequentemente o desenvolvimento de pesquisas nesta área do saber; e por fim, promover uma especialização extremamente qualificada com um corpo docente de reconhecimento nacional e internacional.

3. Objetivos Específicos

• Apresentar a história da psicanálise desde Freud até o avanço teórico e clínico da psicanálise contemporânea;
• Estabelecer um laço de reflexão entre psicanálise e filosofia;
• Apresentar as influências das teorias psicanalíticas a partir da tradição filosófica;
• Aprofundar a teoria psicanalítica clássica até os herdeiros teóricos de Freud;
• Conhecer e aprimorar a psicanálise enquanto prática clínica;
• Estabelecer um diálogo entre psicanálise e as questões de gênero, sexualidade e raça;
• Buscar aprofundar leituras de teóricos da psicanálise a partir dos autores Melanie Klein, Wilfred Bion, Sándor Ferenczi e Donald W. Winnicott;
• Buscar estabelecer uma investigação mais profunda da clínica a partir de alguns transtornos psíquicos como: depressão, TDAH, transtornos alimentares, autismo, as psicoses, pacientes limites (borderlines);
• Conhecer a história da psiquiatria e a sua influência sobre a psicanálise;
• Estabelecer um ponto de encontro entre psicanálise, arte e literatura.

4. Público Alvo

Portadores de diploma de graduação (em qualquer área) reconhecido pelo Ministério da Educação no Brasil (MEC), interessados (as) nos estudos teóricos e clínicos da psicanálise.

5. Pré-requisito

a. Ter Diploma de Graduação reconhecido em território nacional por uma Instituição de Ensino Superior (IES) e pelo Ministério da Educação (MEC);
b. Preencher o formulário de inscrição;
c. Apresentar Certificado de Graduação;
d. Foto;
e. Pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais) para as primeiras 20 (vinte pessoas) por meio de depósito bancário em nome do Instituto Nebulosa Marginal, Banco Itau (341), Agência 8792, Conta 98559-3, CNPJ 40.338.416/0001-39 (anexar comprovante no ato da inscrição) ou de chave pix CNPJ 40.338.416/0001-39;
f. Para alunos fora do Brasil, o pagamento de taxa de inscrição deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais) para o nosso Paypal no e-mail: administrativo@nebulosamarginal.com.br. Após esse pagamento anexar o comprovante em nosso formulário de inscrição.
Obs.: Para os primeiros 20 (vinte) inscritos no curso (dentro e fora do Brasil), condições especiais de inscrição de 50% (cinquenta por cento): o valor da inscrição será de R$ 200,00 (Duzentos Reais). Essa inscrição dará direito à participação no I Encontro Nebulosa Marginal: A Psicanálise nas Margens (presencial em São Paulo, ou on-line). Após as primeiras 20 (vinte) matrículas, o valor será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

6. Vagas

Para a primeira turma do curso de Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicanálise com ênfase nos Fundamentos Teóricos e Clínicos estamos disponibilizando 50 (cinquenta) vagas.

7. Política de Bolsas

Serão oferecidas 06 (seis) bolsas de estudos de 25% a 100% para vagas afirmativas ou pessoas em vulnerabilidade social, comprovadamente carentes, sem a obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas. Os critérios de bolsas de estudos serão definidos a partir da análise da documentação do(a) candidato(a).

As documentações necessárias para que os(as) candidatos(as) concorrerem às bolsas de estudos oferecidas pela política de bolsas no Instituto Nebulosa Marginal e todas as orientações de Inscrição para essa modalidade podem ser conferidas no link: https://nebulosamarginal.com.br/bolsas-de-estudos/ . A documentação solicitada para candidatura das bolsas de estudos deve ser adicionada à documentação de inscrição descrita anteriormente neste edital.

Esclarecemos que o(a) candidato(a) que fornecer declarações falsas estará sujeito as sanções penais previstas no Decreto-Lei nº 2840/1940 (Código Penal artigos 171 e 299) e a nulidade da matrícula.

8. Matrícula e Mensalidade

Para as primeiras 20 (vinte) pessoas, o valor da matrícula será de R$ 200,00 (Duzentos Reais). A partir de então o valor passa a ser de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para a matrícula.

As mensalidades serão distribuídas da seguinte forma: 18 (dezoito) mensalidades no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos Reais). Ver observação no parágrafo na seção 5f acima, neste edital.

9. Modalidade

Esse curso é ofertado na modalidade Híbrida, as aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom, assim como, haverá encontros presenciais no decorrer do ano, mas que também serão transmitidos virtualmente para quem está fora da cidade de São Paulo.

10. Eventos Presenciais

Durante o percurso da pós-graduação, haverá um congresso internacional que acontecerá presencialmente, sempre no mês de setembro, reunindo os principais nomes da psicanálise do Brasil e do exterior, contabilizando 30 horas de atividades presenciais.

11. Sistemas De Avaliação

O aluno será avaliado nas disciplinas por meio de participação em discussões, exercícios escritos, seminários, projetos práticos, desenvolvidos a critério do professor da disciplina, devendo obter, para aprovação, no mínimo a média 7,0 (sete) em todas as disciplinas.

12. Trabalho De Conclusão De Curso (TCC)

Não é obrigatório, entretanto, vamos oferecer todo suporte para nossos alunos em sua fase final do curso, para a escrita do trabalho final, e transformaremos estes escritos, na produção de um livro, que será publicado pela INM Editora.

13. Controle De Frequência

Frequência mínima exigida de 75%, conforme legislação vigente.

14. Certificação

Ao término do curso, tendo cumprido todas as atividades previstas com aproveitamento de nota e frequência, o aluno receberá o certificado com o título de Especialista em Psicanálise com Ênfase nos Fundamentos Teóricos e Clínicos reconhecido pelo MEC. O certificado será chancelado pela Faculdade do Centro Oeste Paulista (FACOP), em parceria com o Instituto Nebulosa Marginal.

15. Calendário de Seleção

• Período de Inscrições: de 03 de novembro de 2025 a 10 de março de 2026.
• Inscrição para Bolsas de Estudos: de 03 de novembro de 2025 a 10 de março de 2026.
• Resultado e Homologação: 12 de março de 2026, por e-mail e/ou através do nosso site – https://posgrad.nebulosamarginal.com.br.

16. Início das aulas: 13 de março de 2026, aula inaugural, às 19h (Horário de Brasília)

17. Disciplinas, carga horária e calendário das aulas

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

COMPOSIÇÃO DA DISCIPLINA

CALENDÁRIO DAS AULAS

PROFESSORES(AS)

1

FUNDAMENTOS TEÓRICOS I:  FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE, MÉTODO
PSICANALÍTICO E CONSTITUIÇÕES DO APARELHO PSÍQUICO.

30 horas

AULA ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO: 18h

 

ORIENTAÇÃO: 2h

MARÇO

 

13/03/2026;

14/03/2026 e 21/03/2026.

 

 

AULAS MAGNAS

TIAGO RAVANELLO

 

2º RENATO MEZAN

 

JOÃO PONCIANO

2

FUNDAMENTOS
TEÓRICOS II: SEXUALIDADE E PULSÃO.

30
horas

AULA
ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO:
18h

 

ORIENTAÇÃO:
2h

ABRIL

 

10/04/2026

11/04/2026

17/04/2026

18/04/2026

 


PEDRO DE SANTI

 

2º  ERNANI
CHAVES

 

MARGARETH RAGO

 

CARLOTA GOMEZ

 

3

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA, TRADIÇÃO
FILOSÓFICA E OS FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE.

30 horas

AULA ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO: 18h

 

ORIENTAÇÃO: 2h

 

MAIO

15/05/2026

16/05/2026

29/05/2026

30/05/2026

 

JORGE NICO REITTER

 

MARCELO VERAS

 

POL RUIZ DE
GAUNA DE LACALLE

 

4º LUCA
ROMANO

 

4

FUNDAMENTOS CLÍNICOS  I: PSICOPATOLOGIA E AS ESTRUTURAS DA
NEUROSE, PSICOSE E A PERVERSÃO.

30
horas

AULA
ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO:
18h

 

ORIENTAÇÃO:
2h

JUNHO

 

19/06/2026

20/06/2026

27/06/2026


GABRIELA MOURA

 


LUCIANO ELIA

MARIA CRISTINA SPARANO

 

5

FUNDAMENTOS
CLÍNICOS E ESTUDO DE CASOS II: TRANSTORNOS BIPOLAR, SUICÍDIO,
PARANÓIA, ESQUIZOFRENIA.

30 horas

AULA ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO: 18h

 

ORIENTAÇÃO: 2h

JULHO

10/07/2026

11/07/2026

24/07/2026

25/07/2026

1º  MICHELE KAMERS

 


MIDIÃ FERNANDES

 

JACQUIE
LEJBOWICZ

 

4º FEDERICO
OYOLA

6

PSICANÁLISE, ARTE, LITERATURA E A
CULTURA.

30
horas

AULA
ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO:
18h

 

ORIENTAÇÃO:
2h

AGOSTO

 

21/08/2026

22/08/2026

29/08/2026

1º  FABIANA PELLEGRINI 

 

 


J
AIRO CARIOCA

 

BERNAT BARCELÓ

 

7

I CONGRESSO INTERNACIONAL INM.

 

30 horas

EVENTO PRESENCIAL: 30h

SETEMBRO

17, 18 e 19/09/2026

 

CONGRESSO

 

 

8

INTRODUÇÃO AO
PERCURSO LACANIANO.

30
horas

AULA
ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO:
18h

 

ORIENTAÇÃO:
2h

OUTUBRO

 

09/10/2026

10/10/2026

23/10/2026

24/10/2026

 

ALFREDO EIDESTEIN

 

RICHARD SIMANKE

 

MIGUEL LÓPEZ

 

4º ANTONELLA SORRETINO

9

PSICANÁLISE E SUAS CORRENTES TEÓRICAS I:
FERENCZI, WNNICOTT.

30 horas

AULA ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO: 18h

 

ORIENTAÇÃO: 2h

NOVEMBRO

13/11/2026

14/11/2026

 

 

28/11/2026

IASMIN MARTINS

 

SERGIO GOMES

JUDIT MÉSZÁROS

10

PSICANÁLISE E SUAS CORRENTES TEÓRICAS
II: KLEIN E BION.

30
horas

AULA
ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO:
18h

 

ORIENTAÇÃO:
2h

DEZEMBRO

 

04/12/2026

05/12/2026

12/12/2026


CARLOS EDUARDO DE MOURA

 

 


CARLOS EDUARDO DE MOURA

 

ANA CLÁUDIA MENINI
BEZERRA

 

11

FUNDAMENTOS CLÍNICOS III: TRANSTORNOS
TDAH, DEPRESSÃO, ALIMENTARES E AUTISMO.

30 horas

AULA ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO: 18h

 

ORIENTAÇÃO: 2h

JANEIRO

15/01/2027

16/01/2027

30/01/2027

05/02/2027

 

MARIA RITA KEHL

 

2º  IASMIN MARTINS

 

3º MIDIÃ FERNANDES

 

JOANA DE VILHENA
NOVAES                                                                     

 

12

PSICANÁLISE E SUA INTERSECÇÃO COM A
SOCIEDADE, CULTURA E AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA.

30
horas

AULA
ZOOM: 10h

 

ESTUDO/AVALIAÇÃO:
18h

 

ORIENTAÇÃO:
2h

FEVEREIRO

12/02/2027

13/02/2027

20/02/2027


ANDREONE MEDRADO

 


ISILDINHA NOGUEIRA

 

THAMY AYOUCH

18. Disciplinas, carga horária e calendário das aulas

19. Ementas das Disciplinas

NOME DO MÓDULO:
FUNDAMENTOS TEÓRICOS I: FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE, MÉTODO PSICANALÍTICO E CONSTITUIÇÕES DO APARELHO PSÍQUICO
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Este módulo tem como objetivo introduzir os fundamentos clínicos e psicopatológicos da psicanálise a partir da noção estrutural das formações do inconsciente. Serão abordadas as principais características clínicas e teóricas das três estruturas psíquicas clássicas.O curso propõe uma leitura crítica e comparativa entre os modelos psicopatológicos clássicos e as contribuições da psicanálise, enfatizando os modos de constituição do sujeito, os mecanismos de defesa específicos de cada estrutura, as relações com o Outro, a organização do gozo, e as manifestações clínicas típicas (sintomas, delírios, formações do inconsciente). Discutiremos ainda os limites da nosografia psiquiátrica (DSM e CID) e o lugar da escuta clínica em um modelo não adaptativo, que considera o sujeito do inconsciente em sua singularidade.

OBJETIVOS:

➢ Compreender os conceitos fundamentais da psicopatologia psicanalítica.
➢ Distinguir sobre o método psicanalítico e a constituição do aparelho psíquico.
➢ Refletir sobre os impasses e possibilidades clínicas no tratamento psicanalítico.
➢ Articular teoria e prática a partir de textos fundamentais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Obras Psicológicas Completas (vários volumes).
LACAN, J. Os Escritos; O Seminário, Livro III: As psicoses; Livro XVII: O avesso da psicanálise.
MILLER, J.-A. Introdução à Clínica Lacaniana; A psicose ordinária.
NASIO, J.-D. As Estruturas Clínicas: Neurose, Psicose e Perversão.
BIRMAN, J. Mal-Estar na Atualidade: A Psicanálise e as Novas Formas de Subjetivação.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GREEN, A. O Discurso Vivo.
DOR, J. Introdução à Leitura de Lacan.
QUINET, A. O Sujeito na Contemporaneidade.
FÉDIDA, P. Da Clínica à História do Sintoma.

NOME DO MÓDULO:
FUNDAMENTOS TEÓRICOS II: SEXUALIDADE E PULSÃO.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo dos conceitos de sexualidade e pulsão na teoria psicanalítica. Análise da emergência da sexualidade infantil e da teoria da sexualidade em Freud, com ênfase nos textos fundadores. Discussão das pulsões, seus destinos e vicissitudes, bem como sua relação com o inconsciente, o corpo e a constituição do sujeito. Reflexão sobre as releituras desses conceitos na psicanálise contemporânea, com destaque para Lacan e outros autores. Articulação entre sexualidade, desejo, lei e gozo como eixos centrais para a compreensão da clínica psicanalítica.

OBJETIVOS:

➢ Estudar os textos fundamentais de Freud sobre sexualidade e pulsão.
➢ Discutir o papel da sexualidade infantil e suas repercussões para a teoria do inconsciente.
➢ Analisar os destinos da pulsão e sua função na constituição subjetiva.
➢ Refletir sobre a contribuição de Lacan e autores contemporâneos acerca da pulsão e da sexualidade.
➢ Promover articulações entre os conceitos psicanalíticos e problemáticas atuais relacionadas à sexualidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. As pulsões e seus destinos (1915). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FREUD, S. O ego e o id (1923). In: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
RUDGE, A. M. Sexualidade e teoria psicanalítica. São Paulo: Escuta, 1998.
BIRMAN, J. Freud e a interpretação psicanalítica da cultura. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1999.

NOME DO MÓDULO:
HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA, TRADIÇÃO FILOSÓFICA E OS FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo da constituição histórica da psiquiatria e de suas práticas, desde os saberes médicos do século XVIII até a constituição da clínica moderna da loucura. Análise das contribuições da tradição filosófica na compreensão do sujeito, da razão e da experiência da loucura. Introdução aos fundamentos da psicanálise a partir do diálogo crítico de Freud com a psiquiatria e com a filosofia, considerando a ruptura epistemológica instaurada pela descoberta do inconsciente.

OBJETIVOS:
➢ Identificar as principais transformações históricas na constituição da psiquiatria.
➢ Analisar a contribuição da filosofia para a compreensão da subjetividade e da loucura.
➢ Estudar o contexto cultural, médico e filosófico do qual emerge a psicanálise.
➢ Refletir sobre a originalidade da proposta freudiana diante da psiquiatria clássica.
➢ Discutir os desdobramentos desses fundamentos para a prática clínica e teórica da psicanálise.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Estudos sobre a histeria (1895). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.
FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PINEL, P. Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental. São Paulo: Ed. da UNESP, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BIRMAN, J. Psiquiatria, psicanálise e subjetividade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
ESQUIROL, J.-É.-D. Doenças mentais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
LAPLANCHE, J. A revolução copernicana inacabada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
DESCARTES, R. Meditações metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.

NOME DO MÓDULO:
FUNDAMENTOS CLÍNICOS I: PSICOPATOLOGIA E AS ESTRUTURAS DA NEUROSE, PSICOSE E A PERVERSÃO.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo da psicopatologia a partir da teoria psicanalítica, com foco nas estruturas clínicas fundamentais: neurose, psicose e perversão. Análise da concepção freudiana sobre as formações do inconsciente e sua articulação com o sintoma, o recalque e a sexualidade. Aprofundamento da releitura lacaniana das estruturas, destacando a lógica do desejo, da foraclusão e do gozo. Discussão das implicações clínicas do diagnóstico estrutural e sua relevância no tratamento psicanalítico.

OBJETIVOS:
➢ Estudar os fundamentos da psicopatologia psicanalítica em Freud.
➢ Diferenciar as estruturas clínicas a partir de seus mecanismos específicos (recalque, foraclusão, desmentido).
➢ Analisar a releitura de Lacan sobre as estruturas clínicas e o lugar do significante.
➢ Discutir as consequências diagnósticas e clínicas das estruturas na prática psicanalítica.

➢ Promover reflexões críticas sobre os limites e as possibilidades do diagnóstico estrutural na contemporaneidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Neurose e psicose (1924). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Neurose, psicose e perversão (1924). In: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NASIO, J.-D. Como trabalha um psicanalista? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
QUINET, A. As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
DUNKER, C. I. L. Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento. São Paulo: Annablume, 2011.
MILLER, J.-A. Introdução à leitura de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.

NOME DO MÓDULO:
FUNDAMENTOS CLÍNICOS E ESTUDO DE CASOS II: TRANSTORNOS BIPOLAR, SUICÍDIO, PARANÓIA, ESQUIZOFRENIA.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo dos fundamentos clínicos da psicanálise a partir da abordagem dos casos clássicos e contemporâneos relacionados a quadros como transtorno bipolar, suicídio, paranóia e esquizofrenia. Discussão das contribuições freudianas e lacanianas para a compreensão dessas manifestações, articulando conceitos de neurose, psicose e pulsão de morte. Análise das diferenças entre a leitura psicanalítica e a psiquiatria descritiva, ressaltando a singularidade do sujeito, a função do sintoma e o lugar do analista. O curso contempla a leitura de casos clínicos paradigmáticos da literatura psicanalítica, bem como estudos de casos clínicos contemporâneos, problematizando o diagnóstico estrutural, a transferência e a direção do tratamento.

OBJETIVOS:

➢ Estudar os fundamentos da clínica psicanalítica em Freud e Lacan.
➢ Analisar casos clássicos da literatura psicanalítica relacionados à psicose e às manifestações do suicídio.
➢ Diferenciar a concepção psicanalítica de diagnóstico das classificações psiquiátricas (DSM, CID).
➢ Refletir sobre os mecanismos psíquicos específicos envolvidos no transtorno bipolar, na esquizofrenia e na paranóia, segundo a psicanálise.
➢ Compreender o lugar do analista diante das tentativas de suicídio e do risco de passagem ao ato.
➢ Discutir as possibilidades e limites da clínica psicanalítica frente ao sofrimento psíquico contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia (Dementia Paranoides) [Caso Schreber] (1911). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Luto e melancolia (1917). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Além do princípio do prazer (1920). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

QUINET, A. Psicanálise e psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
NASIO, J.-D. O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.
BIRMAN, J. O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MILLER, J.-A. Introdução à clínica lacaniana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
DUNKER, C. I. L. Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento. São Paulo: Annablume, 2011.

NOME DO MÓDULO:
PSICANÁLISE, ARTE, LITERATURA E A CULTURA.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo das relações entre psicanálise, arte, literatura e cultura, a partir das contribuições de Freud, Lacan e autores contemporâneos. Análise da função da criação artística e literária como expressão do inconsciente, sintoma e elaboração subjetiva. Discussão da interpretação psicanalítica de obras literárias e artísticas, bem como do lugar da psicanálise na crítica cultural. Reflexão sobre os vínculos entre estética, sublimação e desejo, considerando as produções culturais modernas e contemporâneas.

OBJETIVOS:
➢ Estudar os textos fundamentais de Freud e Lacan sobre arte e literatura.
➢ Compreender o conceito de sublimação e sua função na criação artística.
➢ Analisar casos paradigmáticos da leitura psicanalítica da literatura (Dostoiévski, Shakespeare, Goethe, etc.).
➢ Discutir a relação entre cultura, mal-estar e sujeito a partir da psicanálise.
➢ Refletir sobre o papel da arte e da literatura como forma de elaboração simbólica na contemporaneidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FREUD, S. O mal-estar na cultura (1930). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância (1910). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
LACAN, J. O seminário, livro 23: O sinthoma (sobre Joyce). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
EAGLETON, T. A psicanálise e a crítica literária. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
ZIZEK, S. O mais sublime dos histéricos: Hegel com Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
MELLO NETO, R. Arte e psicanálise. São Paulo: Editora Escuta, 2008.
GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

NOME DO MÓDULO:
I CONGRESSO INTERNACIONAL Instituto Nebulosa Marginal.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]
NOME DO MÓDULO:
INTRODUÇÃO AO PERCURSO LACANIANO.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo introdutório do percurso teórico e clínico de Jacques Lacan. Análise de sua releitura da obra de Freud e das principais inflexões de seu ensino, com destaque para os conceitos de inconsciente estruturado como uma linguagem, estádio do espelho, objeto a, Nome-do-Pai, os quatro discursos e o sinthoma. Discussão do contexto histórico, filosófico e científico que atravessa o pensamento lacaniano. O módulo busca apresentar as bases conceituais e clínicas que fundamentam o campo lacaniano, articulando teoria e prática.

OBJETIVOS:
➢ Compreender a releitura de Freud feita por Lacan.
➢ Estudar o conceito de inconsciente como estruturado como uma linguagem.
➢ Analisar os momentos fundamentais do ensino de Lacan (primeiro, segundo e terceiro Lacan).
➢ Refletir sobre a articulação entre teoria e prática clínica no campo lacaniano.
➢ Discutir a atualidade do pensamento de Lacan para a psicanálise contemporânea.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LACAN, J. O seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. O seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
LACAN, J. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. O seminário, livro 23: O sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FREUD, S. Escritos escolhidos. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago.
NASIO, J.-D. Os grandes conceitos da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
MILLER, J.-A. Introdução à leitura de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
QUINET, A. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
DUNKER, C. I. L. Estrutura e constituição da clínica psicanalítica. São Paulo: Annablume, 2011.

NOME DO MÓDULO:
PSICANÁLISE E SUAS CORRENTES TEÓRICAS I: FERENCZI, WNNICOTT.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo das contribuições de Sándor Ferenczi e Donald Winnicott para o desenvolvimento da psicanálise. Análise do papel de Ferenczi na ampliação da clínica psicanalítica, destacando conceitos como elasticidade da técnica, trauma, confusão de línguas e a importância da relação analítica. Estudo da teoria winnicottiana sobre o ambiente, a mãe suficientemente boa, o falso self e o espaço transicional. Discussão das articulações e diferenças entre Freud, Ferenczi e Winnicott, bem como as repercussões de suas propostas para a clínica contemporânea.

OBJETIVOS:
➢ Estudar as inovações de Ferenczi no campo da técnica psicanalítica.
➢ Analisar os conceitos fundamentais da teoria de Winnicott sobre o desenvolvimento emocional.
➢ Discutir a noção de ambiente e sua importância na constituição psíquica.
➢ Refletir sobre os desdobramentos clínicos das contribuições desses autores.
➢ Relacionar os aportes de Ferenczi e Winnicott à prática psicanalítica atual.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FERENCZI, S. Elasticidade da técnica psicanalítica (1928). In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes.
FERENCZI, S. Confusão de línguas entre os adultos e a criança (1933). In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ABRAM, J. A linguagem de Winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
KUPERMANN, D. Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SAFRA, G. A po-ética na clínica contemporânea: contribuições de Winnicott e Ferenczi. São Paulo: Idéias & Letras, 2004.
PHILLIPS, A. Winnicott. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NOME DO MÓDULO:
PSICANÁLISE E SUAS CORRENTES TEÓRICAS II: KLEIN E BION. CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo das contribuições de Melanie Klein e Wilfred Bion para o desenvolvimento da psicanálise. Análise da teoria das posições (esquizoparanóide e depressiva) e do papel da fantasia inconsciente na constituição do psiquismo. Discussão da noção de identificação projetiva e seus desdobramentos clínicos. Introdução ao pensamento de Bion, com destaque para sua teoria do pensamento, a função alfa, a noção de continente/contido e a experiência emocional. Articulação das ideias de Klein e Bion com a clínica contemporânea e com a ampliação do campo psicanalítico para além da tradição freudiana.

OBJETIVOS:
➢ Estudar os conceitos fundamentais da teoria kleiniana, como posições, fantasia inconsciente e identificação projetiva.
➢ Analisar a teoria do pensamento e a função alfa em Bion.
➢ Refletir sobre a noção de continente/contido e sua importância na relação analítica.
➢ Avaliar a influência de Klein e Bion na clínica psicanalítica contemporânea, especialmente em casos de pacientes psicóticos e estados-limite.
➢ Discutir a articulação entre teoria e técnica a partir das contribuições desses autores.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KLEIN, M. Inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KLEIN, M. Amor, culpa e reparação e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
BION, W. R. Aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BION, W. R. Elementos de psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SEGAL, H. Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
OGILVIE, H. Wilfred Bion: sua vida e obra. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
HINSHELWOOD, R. D. Dicionário kleiniano. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

ROSENFELD, H. Estados psicóticos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
CORDIÉ, A. Os traumatismos precoces: a contribuição da psicanálise de Bion. São Paulo: Escuta, 1999.

NOME DO MÓDULO:
FUNDAMENTOS CLÍNICOS III: TRANSTORNOS TDAH, DEPRESSÃO, ALIMENTARES E AUTISMO.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo dos fundamentos clínicos psicanalíticos aplicados a quadros como TDAH, depressão, transtornos alimentares e autismo. Análise das concepções freudianas e pós-freudianas sobre desenvolvimento, pulsão, sintoma e estrutura subjetiva, com destaque para a interpretação do sofrimento psíquico em diferentes faixas etárias. Discussão das especificidades de cada quadro, incluindo manifestações comportamentais, afetivas e relacionais, a partir da perspectiva da psicanálise e de suas correntes contemporâneas. O módulo contempla ainda a aplicação da clínica psicanalítica na escuta de casos, considerando diagnóstico estrutural e abordagens terapêuticas.

OBJETIVOS:
➢ Estudar os conceitos de pulsão, sintoma e estrutura subjetiva em Freud e psicanalistas contemporâneos.
➢ Analisar manifestações clínicas de TDAH, depressão, transtornos alimentares e autismo sob a ótica psicanalítica.
➢ Refletir sobre as relações entre desenvolvimento infantil, família, ambiente e constituição do sujeito.
➢ Discutir estratégias de intervenção clínica, considerando transferência, contratransferência e abordagem do sofrimento.
➢ Diferenciar a leitura psicanalítica das classificações psiquiátricas convencionais (DSM, CID).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FREUD, S. Luto e melancolia (1917). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

BION, W. R. Aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
RUDGE, A. M. Sexualidade e teoria psicanalítica. São Paulo: Escuta, 1998.
GREEN, A. Autismo: uma perspectiva psicanalítica. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
KLEIN, M. Inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
FAVERO, P. Psicanálise e transtornos alimentares. São Paulo: Escuta, 2005.

NOME DO MÓDULO:
PSICANÁLISE E SUA INTERSECÇÃO COM A SOCIEDADE, CULTURA E AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA.
CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA: Estudo das relações entre psicanálise, sociedade e cultura, com foco na compreensão das questões de gênero, raça e diversidade social. Análise crítica da contribuição psicanalítica para a leitura do sujeito contemporâneo em seu contexto social, considerando o impacto das desigualdades, normas culturais e estruturas de poder sobre a constituição subjetiva. Discussão da relevância da psicanálise na reflexão sobre a diferença, o preconceito, a violência simbólica e o lugar do Outro, articulando teoria, clínica e cultura.

OBJETIVOS:

➢ Estudar as contribuições da psicanálise para a compreensão das construções sociais de gênero e raça.
➢ Analisar o impacto das estruturas culturais e sociais na constituição do sujeito e nos processos de exclusão ou discriminação.
➢ Discutir conceitos como diferença, alteridade, preconceito e violência simbólica a partir da perspectiva psicanalítica.
➢ Refletir sobre a clínica psicanalítica diante das questões de diversidade e pluralidade cultural.
➢ Integrar teoria e prática, considerando a relevância da análise social na compreensão do sofrimento psíquico contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FREUD, S. O mal-estar na cultura (1930). Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BIRMAN, J. Mal-estar na contemporaneidade: cultura e subjetividade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GROSZ, E. Corpo e psicologia social: feminismo e teoria psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
HOOK, D. Psicanálise e racismo: abordagens críticas. São Paulo: Escuta, 2005.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NASIO, J.-D. O sujeito na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1979.

19. Corpo Docente

NOME

TITULAÇÃO

OBSERVAÇÃO

1

JOÃO PONCIANO

DOUTORANDO

COORDENADOR E PROFESSOR.

2

SERGIO GOMES

DOUTOR

PUC-RIO

3

JAIRO CARIOCA

DOUTORANDO

UFRRJ

4

MARIA CRISTINA SPARANO

DOUTORA

UFPI/UFPR

5

RICHARD SIMANKE

DOUTOR

UFJF

6

CARLOS EDUARDO DE  MOURA

DOUTOR

UNIP

7

ERNANI CHAVES

DOUTOR

UFPA

8

RENATO MEZAN

DOUTOR

PUS-SP

9

MARCELO VERAS

DOUTOR

UFBA

10

TIAGO RAVANELLO

DOUTOR

UFSM

11

MICHELE KAMERS

DOUTORA

PSICANALISTA

12

JOANA DE VILHENA NOVAES

DOUTORA

UVA

13

LEANDRO DOS SANTOS

DOUTOR

PSICANALISTA DE SÃO PAULO

14

ISILDINHA NOGUEIRA

DOUTORA

SEDES SAPIENTIAE

15

MARIA RITA KEHL

DOUTORA

PSICANALISTA DE SÃO PAULO

16

LUCIANO ELIA

DOUTOR

UERJ

17

PEDRO DE SANTI

DOUTOR

PUC-SP

18

MARGARETH RAGO

DOUTORA

UNICAMP

19

MIDIÃ FERNANDES

ESPECIALSITA

FACE

20

GABRIELA MOURA

DOUTORA

PSICANALISTA MACEIÓ

21

ANDREONE MEDRADO

DOUTORA

USP

22

LUCAS VEIGA

DOUTOR

PSICANALISTA DO RIO DE JANEIRO

23

IASMIN MARTINS

DOUTORA

PSICANALISTA DO RIO DE JANEIRO

24

JACQUIE LEJBOWICZ

MESTRE

PROFESSORA NA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES – ARGENTINA

25

CARLOTA GOMEZ

DOUTORA

UNIVERSIDAD DE VALENCIA -ESPANHA

26

LUCA ROMANO

DOUTOR

UNIVERSIDADE DE BARI – ITÁLIA

27

MIGUEL LÓPEZ

DOUTOR

UNIVERSIDADE DE TUCUMAN – ARGENTINA

28

FEDERICO OYOLA

DOUTOR

UNIVERISDADE DE USUAHIA – ARGENTINA

29

THAMY AYOUCH

DOUTOR

UNIVERSIDADE DE PARIS – FRANÇA

30

JUDIT MÉSZÁROS

DOUTORA

PSICANALISTA NA HUNGRIA

31

ALFREDO EIDESTEIN

DOUTOR

DIRETOR CIENTÍFICO DA APOLA NA ARGENTINA

32

FABIANA PELLEGRINI

DOUTORANDA

UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID – ESPANHA

33

JORGE NICO REITTER

DOUTOR

UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES – ARGENTINA

34

BERNAT BARCELO (ESPANHA)

DOUTOR

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BARCELONA – ESPANHA

35

POL RUIZ DE GAUNA DE LACALLE

DOUTORANDO

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BARCELONA – ESPANHA

36

ANTONELLA SORRETINO

MESTRA

UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SALTA / ARGENTINA

37

ANA CLÁUDIA MENINI BEZERRA

MESTRA

FACEFI

  1. Coordenação Dr. João Victor Ponciano – Psicanalista. Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade Positivo (UP). Professor e coordenador do programa de pós-graduação em história da filosofia e do pensamento feminino pela Faculdade Vicentina (FAVI) nível lato sensu no biênio 2022 à 2024. Doutorando em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa gênero, raça e colonialidade. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia. Especialista em Ética e Direitos Humanos pela Faculdade Vicentina (FAVI). Especialista em História da Filosofia e do Pensamento Feminino pela Faculdade Vicentina (FAVI). Bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina (FAVI). Coordenador e fundador do Grupo de Estudos Filosofia em Perspectiva. Faz parte do Grupo de Trabalhos Filosofia e Gênero e, do Grupo de Trabalhos Filosofia e Psicanálise, ambos vinculados a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).  Organizador das obras: Psicanálise ao Avesso (INM Editora, 2025) Revolução do Pensamento Feminino: Epopeia de Novos Tempos; como também da coletânea, Filosofia em Perspectiva: nas sendas no pensamento feminista, ambas lançadas no ano de 2021 pela editora Pedro e João. Organizador do segundo volume da coletânea A revolução do pensamento feminino: marcas de esperançapela editora Multifoco. Editor chefe do selo Psicanálise, filosofia e cultura pela Editora Multifoco.

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