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Dr. BERNAT BARCELÓ (Espanha)

Graduou-se em Filologia Hispânica pela Universidade de Barcelona em 2010, tendo recebido o Prêmio Extraordinário de Mérito no mesmo ano. Em 2011, concluiu o mestrado em Construção e Representação de Identidades Culturais, com uma dissertação interdisciplinar sobre a prosa de Felisberto Hernández e sua relação com a música. No mesmo ano, concluiu seus estudos no Conservatório Municipal de Música de Barcelona (CMMB), obtendo o diploma profissional em música clássica com especialização em piano e composição. Durante o ano letivo de 2009-2010, recebeu uma bolsa de colaboração do Ministério da Educação, Cultura e Esporte, que lhe permitiu iniciar sua formação interdisciplinar em música e literatura sob a orientação do Dr. Serna. Ele também obteve, em 1º de abril de 2012, uma bolsa de doutorado (FI), concedida pela Generalitat da Catalunha, para continuar desenvolvendo seus estudos interdisciplinares no campo da literatura hispano-americana, neste caso com uma tese sobre Carpentier e seus ensaios musicológicos, defendida em 29 de maio de 2015. Atualmente, é professor coordenador do programa de Mestrado em Estudos Avançados em Literatura Espanhola e Latino-Americana da UNIBA, onde leciona a disciplina “Ficção Policial Latino-Americana”. É também professor associado do Departamento de Filologia Hispânica da Universidade de Barcelona. Possui diversas publicações de interesse em revistas como Cartaphilus, Dicenda, Anales de Literatura Hispanoamericana, Tonos Digital e Anagnórisis, e participou de vários congressos internacionais. Entre seus artigos publicados nos últimos anos, destacam-se: “Sobre a escrita ensaística ‘As Origens da Música e a Música Primitiva’ de Alejo Carpentier e sua projeção em seu romance ‘Os Passos Perdidos’”, em Anales de literatura hispanoamericana (2016); “Sobre um conceito totalmente novo: o microcosmo sinfônico”, em Tonos digital (2016); “Sobre um casamento desigual entre Doña Lira e Don Bongó. Teoria de uma arte mestiça através do ensaio ‘Música em Cuba’ de Alejo Carpentier”, in Cartaphilus (2015); e “O Aprendiz de Bruxa de Alejo Carpentier. Uma releitura teatral da conquista do México”, em Anagnórisis. Revista de investigação teatral (2015).