FUNDAMENTOS TEÓRICOS I: FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE, MÉTODO PSICANALÍTICO E CONSTITUIÇÕES DO APARELHO PSÍQUICO

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

Ementa:

Este módulo tem como objetivo introduzir os fundamentos clínicos e psicopatológicos da psicanálise a partir da noção estrutural das formações do inconsciente. Serão abordadas as principais características clínicas e teóricas das três estruturas psíquicas clássicas.O curso propõe uma leitura crítica e comparativa entre os modelos psicopatológicos clássicos e as contribuições da psicanálise, enfatizando os modos de constituição do sujeito, os mecanismos de defesa específicos de cada estrutura, as relações com o Outro, a organização do gozo, e as manifestações clínicas típicas (sintomas, delírios, formações do inconsciente). Discutiremos ainda os limites da nosografia psiquiátrica (DSM e CID) e o lugar da escuta clínica em um modelo não adaptativo, que considera o sujeito do inconsciente em sua singularidade.

OBJETIVOS:
  • Compreender os conceitos fundamentais da psicopatologia psicanalítica.
  • Distinguir sobre o método psicanalítico e a constituição do aparelho psíquico.
  • Refletir sobre os impasses e possibilidades clínicas no tratamento psicanalítico.
  • Articular teoria e prática a partir de textos fundamentais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Obras Psicológicas Completas (vários volumes).
LACAN, J. Os Escritos; O Seminário, Livro III: As psicoses; Livro XVII: O avesso da psicanálise.
MILLER, J.-A. Introdução à Clínica Lacaniana; A psicose ordinária.
NASIO, J.-D. As Estruturas Clínicas: Neurose, Psicose e Perversão.
BIRMAN, J. Mal-Estar na Atualidade: A Psicanálise e as Novas Formas de Subjetivação.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GREEN, A. O Discurso Vivo.
DOR, J. Introdução à Leitura de Lacan.
QUINET, A. O Sujeito na Contemporaneidade.
FÉDIDA, P. Da Clínica à História do Sintoma.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo dos conceitos de sexualidade e pulsão na teoria psicanalítica. Análise da emergência da sexualidade infantil e da teoria da sexualidade em Freud, com ênfase nos textos fundadores. Discussão das pulsões, seus destinos e vicissitudes, bem como sua relação com o inconsciente, o corpo e a constituição do sujeito. Reflexão sobre as releituras desses conceitos na psicanálise contemporânea, com destaque para Lacan e outros autores. Articulação entre sexualidade, desejo, lei e gozo como eixos centrais para a compreensão da clínica psicanalítica.

OBJETIVOS:
  • Estudar os textos fundamentais de Freud sobre sexualidade e pulsão.
  • Discutir o papel da sexualidade infantil e suas repercussões para a teoria do inconsciente.
  • Analisar os destinos da pulsão e sua função na constituição subjetiva.
  • Refletir sobre a contribuição de Lacan e autores contemporâneos acerca da pulsão e da sexualidade.
  • Promover articulações entre os conceitos psicanalíticos e problemáticas atuais relacionadas à sexualidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. As pulsões e seus destinos (1915). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FREUD, S. O ego e o id (1923). In: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
RUDGE, A. M. Sexualidade e teoria psicanalítica. São Paulo: Escuta, 1998.
BIRMAN, J. Freud e a interpretação psicanalítica da cultura. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1999.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo da constituição histórica da psiquiatria e de suas práticas, desde os saberes médicos do século XVIII até a constituição da clínica moderna da loucura. Análise das contribuições da tradição filosófica na compreensão do sujeito, da razão e da experiência da loucura. Introdução aos fundamentos da psicanálise a partir do diálogo crítico de Freud com a psiquiatria e com a filosofia, considerando a ruptura epistemológica instaurada pela descoberta do inconsciente.

OBJETIVOS:
  • Identificar as principais transformações históricas na constituição da psiquiatria.
  • Analisar a contribuição da filosofia para a compreensão da subjetividade e da loucura.
  • Estudar o contexto cultural, médico e filosófico do qual emerge a psicanálise.
  • Refletir sobre a originalidade da proposta freudiana diante da psiquiatria clássica.
  • Discutir os desdobramentos desses fundamentos para a prática clínica e teórica da psicanálise.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Estudos sobre a histeria (1895). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.
FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PINEL, P. Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental. São Paulo: Ed. da UNESP, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BIRMAN, J. Psiquiatria, psicanálise e subjetividade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
ESQUIROL, J.-É.-D. Doenças mentais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
LAPLANCHE, J. A revolução copernicana inacabada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
DESCARTES, R. Meditações metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo da psicopatologia a partir da teoria psicanalítica, com foco nas estruturas clínicas fundamentais: neurose, psicose e perversão. Análise da concepção freudiana sobre as formações do inconsciente e sua articulação com o sintoma, o recalque e a sexualidade. Aprofundamento da releitura lacaniana das estruturas, destacando a lógica do desejo, da foraclusão e do gozo. Discussão das implicações clínicas do diagnóstico estrutural e sua relevância no tratamento psicanalítico.

OBJETIVOS:
  • Estudar os fundamentos da psicopatologia psicanalítica em Freud.
  • Diferenciar as estruturas clínicas a partir de seus mecanismos específicos (recalque, foraclusão, desmentido).
  • Analisar a releitura de Lacan sobre as estruturas clínicas e o lugar do significante.
  • Discutir as consequências diagnósticas e clínicas das estruturas na prática psicanalítica.
  • Promover reflexões críticas sobre os limites e as possibilidades do diagnóstico estrutural na contemporaneidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Neurose e psicose (1924). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Neurose, psicose e perversão (1924). In: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NASIO, J.-D. Como trabalha um psicanalista? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
QUINET, A. As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
DUNKER, C. I. L. Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento. São Paulo: Annablume, 2011.
MILLER, J.-A. Introdução à leitura de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo dos fundamentos clínicos da psicanálise a partir da abordagem dos casos clássicos e contemporâneos relacionados a quadros como transtorno bipolar, suicídio, paranóia e esquizofrenia. Discussão das contribuições freudianas e lacanianas para a compreensão dessas manifestações, articulando conceitos de neurose, psicose e pulsão de morte. Análise das diferenças entre a leitura psicanalítica e a psiquiatria descritiva, ressaltando a singularidade do sujeito, a função do sintoma e o lugar do analista. O curso contempla a leitura de casos clínicos paradigmáticos da literatura psicanalítica, bem como estudos de casos clínicos contemporâneos, problematizando o diagnóstico estrutural, a transferência e a direção do tratamento.

OBJETIVOS:
  • Estudar os fundamentos da clínica psicanalítica em Freud e Lacan.
  • Analisar casos clássicos da literatura psicanalítica relacionados à psicose e às manifestações do suicídio.
  • Diferenciar a concepção psicanalítica de diagnóstico das classificações psiquiátricas (DSM, CID).
  • Refletir sobre os mecanismos psíquicos específicos envolvidos no transtorno bipolar, na esquizofrenia e na paranóia, segundo a psicanálise.
  • Compreender o lugar do analista diante das tentativas de suicídio e do risco de passagem ao ato.
  • Discutir as possibilidades e limites da clínica psicanalítica frente ao sofrimento psíquico contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia (Dementia Paranoides) [Caso Schreber] (1911). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Luto e melancolia (1917). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Além do princípio do prazer (1920). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

QUINET, A. Psicanálise e psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
NASIO, J.-D. O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.
BIRMAN, J. O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MILLER, J.-A. Introdução à clínica lacaniana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
DUNKER, C. I. L. Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento. São Paulo: Annablume, 2011.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo das relações entre psicanálise, arte, literatura e cultura, a partir das contribuições de Freud, Lacan e autores contemporâneos. Análise da função da criação artística e literária como expressão do inconsciente, sintoma e elaboração subjetiva. Discussão da interpretação psicanalítica de obras literárias e artísticas, bem como do lugar da psicanálise na crítica cultural. Reflexão sobre os vínculos entre estética, sublimação e desejo, considerando as produções culturais modernas e contemporâneas.

OBJETIVOS:
  • Estudar os textos fundamentais de Freud e Lacan sobre arte e literatura.
  • Compreender o conceito de sublimação e sua função na criação artística.
  • Analisar casos paradigmáticos da leitura psicanalítica da literatura (Dostoiévski, Shakespeare, Goethe, etc.).
  • Discutir a relação entre cultura, mal-estar e sujeito a partir da psicanálise.
  • Refletir sobre o papel da arte e da literatura como forma de elaboração simbólica na contemporaneidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. O mal-estar na cultura (1930). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância (1910). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
LACAN, J. O seminário, livro 23: O sinthoma (sobre Joyce). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
EAGLETON, T. A psicanálise e a crítica literária. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
ZIZEK, S. O mais sublime dos histéricos: Hegel com Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
MELLO NETO, R. Arte e psicanálise. São Paulo: Editora Escuta, 2008.
GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo introdutório do percurso teórico e clínico de Jacques Lacan. Análise de sua releitura da obra de Freud e das principais inflexões de seu ensino, com destaque para os conceitos de inconsciente estruturado como uma linguagem, estádio do espelho, objeto a, Nome-do-Pai, os quatro discursos e o sinthoma. Discussão do contexto histórico, filosófico e científico que atravessa o pensamento lacaniano. O módulo busca apresentar as bases conceituais e clínicas que fundamentam o campo lacaniano, articulando teoria e prática.

OBJETIVOS:
  • Compreender a releitura de Freud feita por Lacan.
  • Estudar o conceito de inconsciente como estruturado como uma linguagem.
  • Analisar os momentos fundamentais do ensino de Lacan (primeiro, segundo e terceiro Lacan).
  • Refletir sobre a articulação entre teoria e prática clínica no campo lacaniano.
  • Discutir a atualidade do pensamento de Lacan para a psicanálise contemporânea.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LACAN, J. O seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
LACAN, J. O seminário, livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. O seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
LACAN, J. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, J. O seminário, livro 23: O sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FREUD, S. Escritos escolhidos. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago.
NASIO, J.-D. Os grandes conceitos da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
MILLER, J.-A. Introdução à leitura de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
QUINET, A. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
DUNKER, C. I. L. Estrutura e constituição da clínica psicanalítica. São Paulo: Annablume, 2011.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo das contribuições de Sándor Ferenczi e Donald Winnicott para o desenvolvimento da psicanálise. Análise do papel de Ferenczi na ampliação da clínica psicanalítica, destacando conceitos como elasticidade da técnica, trauma, confusão de línguas e a importância da relação analítica. Estudo da teoria winnicottiana sobre o ambiente, a mãe suficientemente boa, o falso self e o espaço transicional. Discussão das articulações e diferenças entre Freud, Ferenczi e Winnicott, bem como as repercussões de suas propostas para a clínica contemporânea.

OBJETIVOS:
  • Estudar as inovações de Ferenczi no campo da técnica psicanalítica.
  • Analisar os conceitos fundamentais da teoria de Winnicott sobre o desenvolvimento emocional.
  • Discutir a noção de ambiente e sua importância na constituição psíquica.
  • Refletir sobre os desdobramentos clínicos das contribuições desses autores.
  • Relacionar os aportes de Ferenczi e Winnicott à prática psicanalítica atual.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FERENCZI, S. Elasticidade da técnica psicanalítica (1928). In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes.
FERENCZI, S. Confusão de línguas entre os adultos e a criança (1933). In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ABRAM, J. A linguagem de Winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
KUPERMANN, D. Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SAFRA, G. A po-ética na clínica contemporânea: contribuições de Winnicott e Ferenczi. São Paulo: Idéias & Letras, 2004.
PHILLIPS, A. Winnicott. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo das contribuições de Melanie Klein e Wilfred Bion para o desenvolvimento da psicanálise. Análise da teoria das posições (esquizoparanóide e depressiva) e do papel da fantasia inconsciente na constituição do psiquismo. Discussão da noção de identificação projetiva e seus desdobramentos clínicos. Introdução ao pensamento de Bion, com destaque para sua teoria do pensamento, a função alfa, a noção de continente/contido e a experiência emocional. Articulação das ideias de Klein e Bion com a clínica contemporânea e com a ampliação do campo psicanalítico para além da tradição freudiana.

OBJETIVOS:
  • Estudar os conceitos fundamentais da teoria kleiniana, como posições, fantasia inconsciente e identificação projetiva.
  • Analisar a teoria do pensamento e a função alfa em Bion.
  • Refletir sobre a noção de continente/contido e sua importância na relação analítica.
  •  Avaliar a influência de Klein e Bion na clínica psicanalítica contemporânea, especialmente em casos de pacientes psicóticos e estados-limite.
  • Discutir a articulação entre teoria e técnica a partir das contribuições desses autores.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

KLEIN, M. Inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KLEIN, M. Amor, culpa e reparação e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
BION, W. R. Aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BION, W. R. Elementos de psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SEGAL, H. Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
OGILVIE, H. Wilfred Bion: sua vida e obra. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
HINSHELWOOD, R. D. Dicionário kleiniano. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
ROSENFELD, H. Estados psicóticos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
CORDIÉ, A. Os traumatismos precoces: a contribuição da psicanálise de Bion. São Paulo: Escuta, 1999.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo dos fundamentos clínicos psicanalíticos aplicados a quadros como TDAH, depressão, transtornos alimentares e autismo. Análise das concepções freudianas e pós-freudianas sobre desenvolvimento, pulsão, sintoma e estrutura subjetiva, com destaque para a interpretação do sofrimento psíquico em diferentes faixas etárias. Discussão das especificidades de cada quadro, incluindo manifestações comportamentais, afetivas e relacionais, a partir da perspectiva da psicanálise e de suas correntes contemporâneas. O módulo contempla ainda a aplicação da clínica psicanalítica na escuta de casos, considerando diagnóstico estrutural e abordagens terapêuticas.

OBJETIVOS:
  •  Estudar os conceitos de pulsão, sintoma e estrutura subjetiva em Freud e psicanalistas contemporâneos.
  •  Analisar manifestações clínicas de TDAH, depressão, transtornos alimentares e autismo sob a ótica psicanalítica.
  • Refletir sobre as relações entre desenvolvimento infantil, família, ambiente e constituição do sujeito.
  • Discutir estratégias de intervenção clínica, considerando transferência, contratransferência e abordagem do sofrimento.
  • Diferenciar a leitura psicanalítica das classificações psiquiátricas convencionais (DSM, CID).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. Luto e melancolia (1917). In: ESB. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
BION, W. R. Aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
RUDGE, A. M. Sexualidade e teoria psicanalítica. São Paulo: Escuta, 1998.
GREEN, A. Autismo: uma perspectiva psicanalítica. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
KLEIN, M. Inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
FAVERO, P. Psicanálise e transtornos alimentares. São Paulo: Escuta, 2005.

CARGA HORÁRIA SUGERIDA: [30 horas]

EMENTA:

Estudo das relações entre psicanálise, sociedade e cultura, com foco na compreensão das questões de gênero, raça e diversidade social. Análise crítica da contribuição psicanalítica para a leitura do sujeito contemporâneo em seu contexto social, considerando o impacto das desigualdades, normas culturais e estruturas de poder sobre a constituição subjetiva. Discussão da relevância da psicanálise na reflexão sobre a diferença, o preconceito, a violência simbólica e o lugar do Outro, articulando teoria, clínica e cultura.

OBJETIVOS:
  • Estudar as contribuições da psicanálise para a compreensão das construções sociais de gênero e raça.
  • Analisar o impacto das estruturas culturais e sociais na constituição do sujeito e nos processos de exclusão ou discriminação.
  • Discutir conceitos como diferença, alteridade, preconceito e violência simbólica a partir da perspectiva psicanalítica.
  • Refletir sobre a clínica psicanalítica diante das questões de diversidade e pluralidade cultural.
  • Integrar teoria e prática, considerando a relevância da análise social na compreensão do sofrimento psíquico contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREUD, S. O mal-estar na cultura (1930). Rio de Janeiro: Imago.
LACAN, J. O seminário, livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BIRMAN, J. Mal-estar na contemporaneidade: cultura e subjetividade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GROSZ, E. Corpo e psicologia social: feminismo e teoria psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
HOOK, D. Psicanálise e racismo: abordagens críticas. São Paulo: Escuta, 2005.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
NASIO, J.-D. O sujeito na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1979.